Lago Verde - Ilópolis - RS | Vinni Maciel
Lago Verde é um corpo d'água artificial de 178 mil metros quadrados localizado no município brasileiro de Ilópolis, Vale do Taquari, no estado do Rio Grande do Sul.
O espelho d'água está situado a Sudeste, cerca de 800 metros do perímetro urbano, tendo seu acesso principal pela Rua Conselheiro José Bozzetto, mas também é possível acessar o lago pela Rua Augusto Tomasini.
O corpo d'água foi construído no local na década de 1940 e serviu para fornecer água a uma pequena usina hidrelétrica que funcionava nas proximidades com o objetivo de fornecer energia ao povoado, bem antes de ser emancipado.
Em 1981, a usina foi desativada, e atualmente o lago é um ponto de passeio onde é possível realizar diversas atividades físicas, como corridas e yoga. As margens das águas do Lago Verde, também é possível realizar piqueniques, semelhantes aos que ocorrem em grandes parques de Nova York, Estados Unidos ou de Paris, França. Além disso, a prática da pesca é comum, assim a prática de esportes e de recreação entre amigos e familiares nos finais de semana.
Sobre as águas do Lago Verde, eram sediados eventos esportivos como canoagem, tendo Ilópolis, inclusive, conquistado uma vitória Pan-Americana na modalidade.
O termo Lago Verde surgiu na década de 1990, antes, o espelho d'água se chamava apenas de A Barragem.
O local que atrai turistas de diversos lugares do Rio Grande do Sul e do Brasil, tem um cenário exuberante no transcorrer das quatro estações do ano. O Lago Verde está rodeado por uma mata nativa, com grande concentração de araucárias, espécie arbórea encontrada majoritariamente na região Sul do Brasil. Além disso, no seu entorno, a única edificação é a EMAFA - Escola Municipal Ensino Fundamental Agrícola Florestal e Ambiental, inaugurada em 1995.
O escritor André Bozzetto Júnior, natural de Ilópolis, escreveu de forma muito peculiar, um livro chamado Águas Sombrias - A Verdade sobre o Lago Verde, no qual ele narra atividades fantasmagóricas, demoníacas, e estranhas luzes sobre o corpo d'água. O autor destaca em sua obra, que as atividades, são de conhecimento público, e que moradores evitam em comentar sobre os assuntos assombrosos, principalmente sobre o "menino do lago" - que teve aparições assustadoras no decorrer de algumas noites entre final do ano de 1998 e 2000, e que ainda estão gravadas nas mentes de alguns residentes até os dias atuais.
Em um trecho do Lago Verde, adotado pelo LEO Clube Ilópolis, é realizado o recolhimento de lixo a cada três meses, as vezes, são instaladas placas com o propósito de conscientizar os visitantes para que guardem o seu lixo.
Nas águas do Lago Verde grandes peixes foram encontrados por pescadores. Em outubro de 2022, um homem de 40 anos, utilizou arpão para pescar o peixe da espécie Prateada de 47 quilos. Em fevereiro de 2023, o mesmo pescador, capturou na linha, um peixe da espécie Carpa capim de 25 quilos, ambas façanhas, registradas pela imprensa.
O Lago Verde é visto do espaço através de satélites, sendo que as imagens estão disponíveis ao público em geral através do Google Maps e Google Earth.
Tragédia no Lago Verde
>> Em março de 2020, um jovem de 21 anos, natural do município gaúcho de Arvorezinha, estava na companhia de amigos, e ao adentrar no lago para se banhar, teria perdido as forças e desapareceu na tarde de domingo, do dia 15. O seu corpo foi encontrado somente na tarde do dia 17, através do trabalho de buscas realizado pelo Corpo de Bombeiros.
Este artigo foi desenvolvido por Vinni Maciel em 12 agosto 2023.
Referências
02) Univates
04) Rádio Encantado
08) Google Maps
Nenhum comentário