Últimas Notícias

Walmart encerra suas unidades no RS e no Brasil

Nesta quarta-feira (30), o grupo americano Walmart encerra suas atividades em alguns Estados brasileiros, entre eles, o Rio Grande do Sul, onde estão instalados os supermercados Nacional, além do BIG e TodoDia.

Segundo o grupo, estarão encerrando suas atividades da rede de Supermercados Nacional (no Rio Grande do Sul), Mercadorama (Paraná), Hiper Bompreço (Alagoas), Maxxi Atacado (Mato Grosso do Sul), Walmart (São Paulo) e BIG (Santa Catarina). Devem ser desativadas também, as lojas nos estados do Maranhão, Bahia, Paraíba e Ceará.

Considerada em 2010 como uma potência, eleita como a maior multinacional dos Estados Unidos em seu segmento de varejo. Atualmente, a empresa americana ocupa a terceira posição no Brasil, ficando atrás das francesas Carrefour e Pão de Açúcar.

Walmart chegou no Rio Grande do Sul no ano de 2005, depois de comprar a rede portuguesa Sonae. Em todo o país, o grupo americano ergueu 560 unidades, gerando mais de 80 mil empregos em 18 Estados e no Distrito Federal. Em solo gaúcho são 100 unidades de cinco bandeiras: Nacional, BIG, TodoDia, Maxxi Atacado e Sam's Club.


Unidade de Santo Ângelo | Foto: Vinni Maciel/VJ  22/07/2015

Os Estados do país mais afetados pelo fechamento de lojas do grupo Walmart, serão no Rio Grande do Sul e no Paraná. Nestes dois Estados e nos demais que entraram para a listra "negra", haverá queima de estoque e após, as portas devem ser fechadas pela última vez, às 17 horas.

Devido ao cenário atual que o Brasil vem atravessando com a crise econômica, cerca de 800 pessoas terão que procurar outra opção de trabalho, é o caso das unidades da Walmart em Porto Alegre. Das 13 lojas, cinco encerram suas atividades nesta quarta-feira (30), na capital gaúcha.

Em Canoas, na grande Porto Alegre, as duas lojas do Nacional localizadas no bairro Niterói, encerram suas atividades.

Na região central do Rio Grande do Sul, encerra uma das cinco unidades da Walmart em Santa Maria. Após receber a notícia do fechamento da loja, operadoras de caixa estavam com os olhos avermelhados e não acreditando na notícia. Nacional que funciona há 25 anos e tem 90 funcionários, também fechará as suas portas às 17 horas.

Em Marília (SP), a unidade Walmart recebeu um grande número de clientes ao longo da terça-feira (29). O estacionamento que comporta 300 veículos, ficou completamente lotado. Inaugurado em novembro de 2009, a loja chegou a ter 330 empregados diretos. Atualmente, a loja empregava menos de 200 pessoas.

Promoção de despedida do Maxxi Atacado em Campo Grande (MS), gera confusão e foi preciso acionar as equipes da Polícia Militar e do Batalhão de Choque. Uma enorme fila se criou pelo lado de fora da loja desde as 3 horas da manhã.

No Paraná, a rede está presente com 40 unidades entre as bandeiras BIG, Sam's Club, Mercadorama, TodoDia e Walmart. Em Curitiba e região, são cerca de 7 mil funcionários, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Mercado (SIEMERC). O Mercadorama foi fundado em Curitiba pela família Demeterco. Em 1998, a rede foi comprada pela rede portuguesa Sonae, e em 2005, vendida ao grupo americano Walmart.

Ainda no estado do Paraná, a unidade do BIG de Maringá, localizado no Shopping Catuaí, fechará suas portas nesta quarta-feira (30). Em Ponta Grossa, cerca de 200 pessoas estarão desempregadas depois das 17 horas, horário estipulado para o fechamento do Hipermercado Big na cidade e nas demais unidades espalhadas pelo país.

Cerca de 180 funcionários estão sendo desligados do Hipermercado BIG, em Brusque, Santa Catarina. Lojas também serão fechadas em Chapecó, no oeste catarinense e em Blumenau, litoral norte.

Em nota, o grupo afirmou que a decisão deve-se ao "atual ambiente econômico no Brasil". Conforme a companhia, fecharão as portas os supermercados que têm apresentado baixo desempenho.

Por Vinni Maciel
Foto: Vinni Maciel/VJ  22/07/2015

Nenhum comentário